Beringela é pra comer com pão!

terça-feira, 31 de julho de 2012


Eu adoro beringela, tem um sabor único. Eu sei que tem um monte de gente que tem medo de fazer, porque até pouco a tempo atrás tinha uma história que era preciso colocar sal na beringela pra ela soltar um tal de amargo, mas gente, não precisa. Eu uso beringela em muitas receitas aqui em casa, e nos cardápios da Twin Cuisine também usamos. Tenho certeza que em algum momento você comeu ou ouviu falar de alguma receita de lasanha de beringela? Ou já comeu aquela beringela empanada, clássico do buffet e que sempre ;e muito gostoso.

Pois é, hoje eu vou ensinar a minha receita de beringela pra comer em sanduíches, com torradinhas, pra usar como molho pra massa, usar em pizzas, a criatividade é sua! Mas com certeza, comer com pão é o melhor, seja um belo baguete ou um pão sírio bem novinho, nhac!

A receita é uma adaptação da que eu aprendi em um restaurante que trabalhei logo no início que entrei no mundo da cozinha, era um restaurante italiano, muito charmoso que ficava na Rua Dinarte Ribeiro, aqui em Porto Alegre, o nome: Il Barbaro. Uma das comidinhas que vinha no couvert era a beringela, que acompanhava fatias de pão italiano da Barbarella Bakery.
Vou ser bem sucinta no modo de fazer, pois as fotos deixam tudo bem fácil, pra mim e pra vocês.

O que você vai precisar:
1 tábua de corte
1 faca bem afiada
potinhos para ir reservando o que for cortado
forma (pode ser uma forma antiaderente ou uma forma comum)


Ingredientes:


4 beringelas médias bem firmes e com cor vibrante
4 dentes de alho
2 cebolas médias
1 alho porró
raspas de limão
suco de 1 limão
50 ml de vinagre de arroz
2 colheres de chá de sal
100 ml de óleo de oliva
1 colher de sopa de orégano
pimenta preta

Como fazer:
Lave as beringelas e corte em fatias e depois em tirinhas. A ideia é que fique duas pontinhas com a casca na tirinha da beirngela. Reserve.

Como fazer os cortes!


Corte a cebola e o alho porró em tirinhas, e o alho em tirinhas ou apenas pique. Reserve!

Alho porró.
Faça as raspinhas de limão e tire o suco, reserve os dois.


Agora é muito fácil, é só misturar tudo na forma, tudo mesmo, as beringelas, as cebolas, o alho porró, o alho, o limão, as raspas de limão, o orégano, a pimenta, o vinagre de arroz e o azeite. Misture tudo muito bem e coloque no forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos. Abra o forno e mexa de vez enquando, para que tudo asse por igual.



Pode servir frio ou quente. Guarde em um pote bem fechado na geladeira por até uma semana!

Prontinha! É fácil e divertido de fazer!
Como eu disse antes, eu gosto de comer com pão, e é o ideal pra quando você recebe visita em casa. Combina tanto com vinho quanto com cerveja! Divirta-se na cozinha e depois conta como ficou!

Postado por: 


8 comentários:

harumi 31 de julho de 2012 às 15:31  

adorei esta receita: fácil e prática!!! e gosotosa! mas sou suspeita, tb adoro beringela!!!!
bjks.

Rita Queiroz 31 de julho de 2012 às 15:38  

Oi Harumi! A ideia é sempre a praticidade sem perder a qualidade e o sabor. Tenta e depois me conta como ficou. bjocas

Unknown 31 de julho de 2012 às 15:56  

AAAmooo beringela, Rita! Aqui em casa não pode faltar! Minha especialidade é o antepasto (se quiser te envio a receita, mas tem também uma picante, que acompanhada de uma torradinha... hummmm..... A sua receita já foi pro meu caderninho! =)
Beijo.

Rita Queiroz 31 de julho de 2012 às 16:21  

Que bom Marcele! Beringela é muito bom, e super saudável. Manda a receita sim. bjocas!

Day Ribeiro 3 de agosto de 2012 às 15:24  

Coincidência Rita! Fiz essa semana uma receita com beringela agridoce! É só colocar umas 4 berinjelas em cortadas cubo numa assadeira antiaderente com +/- 1 xicara de açúcar e 2 colheres (de café) de sal. E dá uma boa regada com azeite doce. Espera murchar e secar um pouco o caldo que a berinjela solta, e depois de tirar do forno, ponho mais azeite. E também como com pão!!! DELICIA!!!!!

Rita Queiroz 20 de agosto de 2012 às 23:58  

Day Ribeiro, o que é azeite doce? Gostei disso!

Day Ribeiro 21 de agosto de 2012 às 09:54  

Rindo muuuuuito!!! Nunca tinha parado pra pensar que nem todo mundo chama "azeite de oliva " de azeite doce!! Aqui no nordeste as pessoas chamam assim!!!Beijos flor!!!!

Anônimo,  21 de dezembro de 2013 às 21:16  

Adorei sua receita... A minha vai os três pimentões ( amarelo, vermelho e o verde) e muito azeite.. e coloco no forno com papel alumínio depois q murcha eu tiro um pouquinho para dar crocância...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Início