Lavagem de tecidos!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Olá, eu sou a Vanessa Maurer e a partir de hoje vou escrever uma coluna sobre dicas crafts, aqui no Nó Francês.
Serão pequenas e preciosas dicas, para auxiliar quem está começando no mundo craft ou, até mesmo para trazer ideias de organização para quem já está nessa área.
Organização dos materiais (botões, tecidos, fitas, etc.), utilização adequada das ferramentas de trabalho (tesouras, cortadores, agulhas, etc.), e até dicas de compras com indicação de lojas e sites.
Espero que vocês possam usufruir bem tudo o que for postado aqui, porque o carinho para a pesquisa e montagem do post, vai ter de sobra!


Se você é como eu, uma autoditada, que nunca fez um curso de patchwork ou outro qualquer, talvez se interesse pelo assunto de hoje: como lavar tecido para a costura?!

Sim, porque não basta comprar aquele tecido lindo maravilho, costurar depois e pronto! Tem que ter algum cuidado com ele antes da costura. Esse cuidado básico, vai evitar que a peça pronta desbote depois em uma futura lavagem, ou até mesmo encolha.

• Assim que você trouxer os tecidos (experimente fazer isto toda vez que for comprá-los, para não deixar uma acúmulo para depois), separe-os por cores • claros de um lado, escuros de outro.
Se você não tem certeza de que determinado tecido solta tinta, molhe um pedacinho dele e veja se soltou tinta na água.

• Separado os tecidos, deixe-os de molho por uma hora na água (nessa hora eu sei que a tentação de colocar algum produto é grande, mas não faça isso!). Vale colocá-los em uma bacia, em um balde ou até mesmo no tanque. 

• Uma boa dica é não abrir os tecidos! Coloque-os dobrados e só aperte para que a água possa atingir toda a extensão da peça. Mas porque desta forma? Duas coisas: 1º facilita na acomodação de várias peças e 2º ele não amassa tanto e simplifica na hora de passá-los!

• Se houver algum tecido que solta tinta, deixe-o de molho em separado por um período de três horas.
Vá trocando a água nesse meio tempo, e na última água, coloque um punhadinho de sal de cozinha (o sal ajuda na fixação da cor). Mas só coloque o sal quando a água já não tiver mais tingida tá!

• Depois é só expremer levemente (não torcer para não amarrotar muito) para tirar o excesso de água e pendurá-los no varal!



Postado por:

8 comentários:

Unknown 10 de novembro de 2011 às 23:49  

Que parceria, hein... Adorei a chegada da Van!!!! Surpresa boa. Tava mesmo na hora! =)
(Ai que tô adorando isso aqui)...
Ligadinha em vcs via SANTO GOOGLE READER! Só ele mesmo pra dar conta de acompanhar os blogs de vocês...
(Bjo, Gi!)

Vanessa Scarpin Maurer 11 de novembro de 2011 às 09:29  

Eeeeeeeeeeeeeeee... espero que todos curtam esse post!
Beijocas

Unknown 11 de novembro de 2011 às 11:27  

duas queridas juntas - Van e Gigi - só pode dar maravilhas! adorei a dica e saber que virás quinzenalmente. ando sempre por aqui. :)
beijos

Luci 11 de novembro de 2011 às 20:00  

Oi Vanessa tudo bem? Sou sim como você autodidata, sendo assim suas dicas tem e terá uma importância muito valiosa. que faz toda diferença.
Beijos
Luci
Marriecraft ♥

Vanessa Scarpin Maurer 11 de novembro de 2011 às 21:31  

Céres, fico feliz que você tenha gostado querida! Beijocas

Luci, que bacana... espero vê-la outras vezes por aqui então viu! Beijocas

gigiSerelepe 13 de novembro de 2011 às 00:39  

e eu estou amando ver vocês aquiii!

um beijão pra todas,
Gigi.

Carmen 17 de novembro de 2011 às 19:10  

Que dica boa Vanessa!!!
Lembro que minha mãe fazia isso, mas como sou ansiosa e sem curso, faço o que me vem na mente pulando esta parte de molhar o tecido.Na verdade eu imaginava que este cuidado, só deveria ser observado se fosse roupa,para não encolher, mas realmente existe o risco de desbotar...
Explica mais!!!!! Vou estar aqui de plantão para aprender!!!!!
Beijos e adorei o espaço de vcs!!!

edna regina 19 de dezembro de 2011 às 10:34  

Nossa,que alegria encontrar este espaço,eu sou autodidata nesse universo maravilhoso do patch e amei as dicas já estou seguindo,muito obrigada por compartilhar.......bjs!!!!!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Início